Grupo Mercúrio


O Início

A verdade é que não tínhamos bem uma ideia de formar um grupo. Tudo começou simplesmente com o Alma de Dragão e quando desenvolvemos a primeira edição e fizemos alguns esboços de capa, alguma coisa parecia meio vazia nos layouts de todos aqueles desenhos. Analisando todas as capas dos quadrinhos Marvel e DC uma coisa havia de comum: o logo das editoras no canto esquerdo, muitas vezes indicando numeração da edição, ano de publicação e em quantas edições aquele arco era formado.

"Ok, mas não somos uma editora", acho que foi o que Kaléo informou. "Mas podemos ser um grupo", Leo respondeu. Assim, ficamos em torno de uma hora ou mais pensando em alguns nomes. Nenhum pareceu bom, então depois dos primeiros 40 minutos continuamos dizendo nomes por pura brincadeira, mas nada de concreto ou interessante saiu dali.

Em torno de um mês depois Kaléo apareceu com um modelo de capa e um logo já finalizado com um elmo hoplita e uma pena na lateral. Adorei a imagem. Ela tinha um tipo de segurança, de força, já que o elmo tem aquela aparência pesada, ao mesmo tempo que a pena, que no desenho do Kaléo parece que foi fotografada no momento certo em que foi levada pelo vento até a lateral do elmo, possui uma leveza, simplicidade, "charme" talvez. Enfim, eram duas imagens de significados incrivelmente diferentes que pareciam se ajustar perfeitamente.


Quando abaixo da logo eu vi escrito "Mercúrio" tive um tipo de epifania. Praticamente toda minha base de lendas e fantasia convertidas no nome romano do deus grego serviram para fechar aquele símbolo incrível e, talvez Kaléo tenha feito sem pensar, parecia um tipo de homenagem à criatividade e à obra escrita, como se fosse uma homenagem ao meu ofício de escritor, não realmente uma marca de grupo.


Assim, o deus greco-romano das mensagens e da comunicação parecia trazer, naquele elmo com pena, a mensagem do panteão ao qual serve dizendo: "Nós aprovamos vocês. Façam seu trabalho". Dessa forma, parecia que os seres do mundo das ideias, a fantasia pagã que influencia toda a produção ficcional após ela, nos abençoavam e desejavam nosso sucesso.


Depois disso nem preciso dizer que Grupo Mercúrio pareceu muito adequado.
Texto por Luís, o roteirista


A Ideologia


Grupo Mercúrio nasceu para desenvolver, dentro de vários campos de mídia (games, quadrinhos, animação), as ideias, personagens e cenários apresentados no quadrinho Alma de Dragão e neste blog, sempre respeitando prazos que possam manter o interesse do leitor pelo universo apresentado e sempre trazendo novidades deste mundo a ele. Logicamente, isso não nos afasta ou abstém de desenvolver outros trabalhos, mas colocamos este como prioridade a fim de ter sempre o que oferecer e com a melhor qualidade de produção. Trabalhamos com prazos longos, mas qualidade acima da média.

Os Criadores
Kaléo Mendes: criador conceitual da série, caracter designer dos personagens principais, desenhista, pintor e animador, graduando do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do curso de Artes Plásticas do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE), fez o curso de Curso de Animação e Audio Visual da Casa Amarela Eusélio Oliveira e atualmente exerce a função de animador no mesmo local. Kaléo é a mente criativa inicial do “Alma de Dragão” – o qual ele carrega com todo carinho na cabeça e nas pastas de desenhos – idealizador da obra e fiel organizador de suas formas de distribuição. Ele espera que o “Alma” possa ser apreciado pelo maior número de pessoas possíveis, até que realizem movimentos na internet para finalmente transformá-la em uma animação.

Luís Carlos Sousa: roteirista, editor e co-criador do “Alma de Dragão”, graduando do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Luís Carlos é o lápis que transforma idéias em palavras, palavras em sentenças e uma enorme confusão de coisas que só fazem sentido quando estão realmente escritas (se for depender de uma explicação oral, é melhor pensar duas vezes...). Responsável por manter o “Alma de Dragão” em sua linha narrativa, ele acaba por criar vilões que trazem dores-de-cabeça aos personagens principais. Ele vê a si mesmo como um “deus ex-machina” de situações, mas a verdade é que ele espera que suas histórias possam ser lidas e discutidas em fóruns por toda a rede mundial, gerando complexos estudos que revisitem suas obras.
Veja desenhos de Kaléo no DEVIANTART

Leônidas Medina:  desenhista, quadrinista, artesão de miniaturas de RPG, character designer dos dragões e designer de alguns cenários, vilões e monstros da HQ, ilustrador e ex-participante do Curso de Desenho e Quadrinhos de Daniel Brandão e do Curso de Animação e Audio Visual da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Leônidas é o que se pode chamar de um artista manual – ele é capaz de fazer quase qualquer coisa com papercraft não importa o quão incompreensível sejam suas instruções – já se aventurou pelo desenho promocional, animação, confecção de miniaturas, criaturas de papel, pintura entre outros e hoje mantém seus dotes artísticos e criativos para a quadrinização e ilustração do “Alma de Dragão”. Mais humilde e simples de todos, ele deseja somente fama, fortuna e mulheres semi-nuas em casas de praia de diferentes países. Veja desenhos de Leo no ORKUT


Quer saber como fazer parte da equipe? Então, mande um e-mail para projetoalmadedragao@gmail.com e descubra como. Esperamos suas mensagens!